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Introducao a Sistemas Operacionais Parte 2

Visão do Sistema Operacional




  • Visão do usuário


Na nossa visão do usuário nós temos o que chamamos de Interface de Comunicação onde temos também a Visão Top-Down na qual nós usuários temos uma visão diferente do Hardware, imaginam nós operando o sistema e lendo um monte de valores binários como 000101100 ? É seria muito complicado.
  • Visão de Máquina


Na visão de máquina nós temos o que é chamado de Gerente de Recursos no qual temos uma visão chamada Bottom-Up no qual é um gerenciador de recursos e promove acesso controlado a memória, processador e dispositivos de entrada e de saída.

Indo um pouco mais profundo



No nosso Hardware temos um peça chamada processador. Nele são executados os cálculos aritméticos e onde as informações são processadas, ele é divido em setores como ULA (Unidade Lógica Aritimética ) onde é feito as instruções lógicas dos programas e cálculos matemáticos, a UC (Unidade de Controle) que é encarregada de controlar as ações do computador em cima de outros dispositivos, e os Registradores que são pequenas memórias voláteis que nos permite armazenar valores que são usados no processamento de cada instrução.
  • Modo Usuário
Em modo usuário não temos contato com o Hardware diretamente. Devido a esse isolamento qualquer tipo de crash (Quando um certo sistema trava, ou para o funcionamento) é recuperável.
  • Modo Kernel
Já no modo Kernel é onde ele se comunica diretamente com o Hardware, logo devido a isso o usuário não é permitido alterar nada para evitar problemas. Como ele se comunica diretamente com o Hardware qualquer tipo de crash pode ser desastroso.

Tipos de Sistemas Operacionais



Existem vários tipos de sistemas operacionais hoje em dia, a evolução dos mesmos tem sido muito influenciado devido a necessidade de realizar mais de uma operação ao mesmo tempo e de ter mais velocidade no processamento para aumentar a produção.
  • Sistemas Monotarefas
Nos sistemas monotarefas a sua principal definição é que ele gerencia apenas uma tarefa por vez ou seja se estamos editando um texto no editor de texto podemos apenas fazer aquilo não se pode fazer gerenciar outra tarefa enquanto não terminar a primeira. Ele já é um sistema em que todos os recursos do Hardware estão disponíveis para uso, porém devido a ociosidade da máquina o custo era Alto, Tempo de ociosidade Alta, e a produtividade muito baixa. Exemplo disso é o DOS.
  • Sistemas multitarefas


O próprio nome já diz, são sistemas que nos permite dividir o processador para gerenciar mais de uma tarefa “ao mesmo tempo” claro que coloquei ao mesmo tempo entre parênteses pois não é bem assim, digamos que o programa que estamos executando fica ocioso no processador enquanto o processador processa outros dados, mais isso ocorre em um tempo tão curso que o usuário não percebe. Podemos destacar também o compartilhamento de recursos, a melhoria no desempenho da máquina, e o sistemas são muito mais complexos podemos falar que do DOS que o sistema tinha alguns Kb apenas hoje os sistemas multitarefas tem alguns mb ou gbs. Exemplo: Windows, Linux, Mac OS.
  • Sistemas multiprocessados


No sistemas multiprocessados eles são sistemas com mais de um processador, geralmente são usados para fins científicos pois o preço são bem caros, podemos destacar neles o processamento paralelo e são naturalmente multiprogramáveis e bem complexos.

Estrutura do Sistema Operacional



O sistema Operacional é um conjunto de rotinas (procedimentos) que nos oferecem serviços e facilita a manipulação do Hardware. O sistema Operacional funciona como se fosse um manipulador do hardware no qual faz System Calls (chamadas de sistemas) para executar alguma tarefa. Tem toda uma hierarquia de como o usuário se interage com o Hardware. Exemplo: Abrimos o Windows Media Player e colocamos para tocar uma música, todo mundo sabe fazer isso mais não sabe como isso ocorre.
O Windows Media Player se comunica com o Sistema Operacional avisando que vai ser necessário usar o Driver de Som para tocar o áudio, o sistema operacional envia um system call para o hardware dizendo que é necessário usar o dispositivo de saída de áudio para que a música seje reproduzida. É claro que o processador tem que processar isso e armazenar na memória a tarefa que vai ser executava, mais aqui vamos apenas resumir o ocorrido.
No processador nós temos 2 modos. Modo usuário e modo Kernel.

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